Caminhada ecológica pode virar tradição

A 1ª. Caminhada Expocop –Mata São Francisco, realizada no domingo, dia 5, durante a 13ª. Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da Região de Cornélio Procópio –Expocop 2010, foi um sucesso tão grande que a diretoria da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio (SRRCP) quer torná-la um evento fixo da feira. Organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) , a caminhada recebeu cerca de 100 participantes que ficaram entusiasmados com a beleza do percurso.

A presidente da diretoria feminina da SRRCP, Marga SchultzRamos, foi uma dos participantes mais entusiasmadas. “Foi muito bom, muito gostoso e divertido”, contou. Ela já planeja a próxima edição para a Expocop 2011. “Podemos até ampliar, fazer dois circuitos, um para crianças, por exemplo”, disse.

O circuito faz parte do projeto Caminhadas da Natureza, da SEAB, e foi cadastrado ao programa Anda Brasil que, por sua vez, faz parte do IVV, entidade não-governamental que conta com a participação de 40 países integrando mais de 17 milhões de caminhantes em todo o mundo.

Criada em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que hoje reúne mais de 250 circuitos pelo país que vão desde Amazonas ao Rio Grande do Sul. Ao todo já são mais de 100 mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não-competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares.

Assessoria de Imprensa