Inovações estão na pauta do Fórum de Tecnogenética

“A produtividade sustentável na pecuária” é o tema do 1º. Fórum de Tecnogenética que será realizado no dia 4 de setembro, evento paralelo à 13ª. edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da Região de Cornélio Procópio – Expocop 2010.  O Fórum terá duas partes: uma teórica, que será realizada dentro do Parque de Exposições Arthur Höffig; e uma prática, que será realizada na Fazenda Dinorá, em Nova Fátima (PR), no período da tarde. A promoção é da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio (SRRCP) em parceria com o Núcleo Regional de Veterinários de Cornélio Procópio.  

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da SRRCP, o veterinário Rubens César Pinto da Silva, o Fórum faz parte da ideia de atualizar os produtores dentro da proposta de realizar uma Expocop mais dinâmica, com muitas informações técnicas e novidades tecnológica. “O objetivo é trazer informações sobre as técnicas mais recentes aplicadas na produção de carne/leite nacional. Vamos falar sobre melhoramento genético, comportamento animal e marcadores moleculares, técnicas inovadoras que já estão sendo utilizadas com sucesso”, explica.  

Segundo o diretor, o evento é indicado para todos profissionais e estudantes que estão ligados a atividades voltadas para o agronegócio, desde produtores de pequeno a grande porte, seja produção de leite ou carne, e que tenham interesse em atualização profissional, da região e de todo Pais. “É um assunto de interesse nacional e, com certeza, teremos produtores de outros Estados participando”, afirma.

Segundo ele, a iniciativa da SRRCP vem de encontro às necessidades já detectadas entre criadores, principalmente os pequenos. “Os criadores se defrontam hoje com várias dificuldades tecnológicas sendo que a maior dúvida no melhoramento genético estão entre as opções como, por exemplo, criar gado de pista ou de produção. Muitas vezes, eles não sabem escolher o melhor programa de melhoramento genético, não sabem por onde começar a avaliação genética e, até, como escolher o touro para inseminar as vacas”, diz. De acordo com o diretor, a proposta é colaborar para sanar estas dúvidas, que são mais comuns do que se imagina.

A programação ainda está sendo ajustada mas, de acordo com Rubens, já estão confirmadas a participações de especialistas de renome internacional, como os professores doutores José Bento S. Ferraz , da USP Pirasununga (SP), e Eliane Costa, de Campo Grande (MS). A parte prática está a cargo do doutor Fabiano Araujo, da Aval. Para participar, os interessados deverão fazer inscrições porque as vagas são limitadas.

Confira a programação parcial do 1º. Fórum de Tecnogenética

Dia 4 de setembro

8h30 às 9h30 – Palestra - "Avanços de programas de melhoramento genético no aumento da produtividade"
Palestrante – Prof. Dr. José Bento S. Ferraz - USP Pirasununga - SP
Local – Auditório 1
9h30 às 10h30 – Palestra – “Novos conceitos de Comportamento de Bovinos de Corte e Leite"
Palestrante - Prof. Dr. Eliane Costa - Campo Grande - MS
Local – Auditório 1
10h30 à 11h30 – A confirmar

Intervalo para almoço e deslocamento
14 às 16 horas-  Visita a Fazenda Dinorá (Nova Fátima – PR)
Demonstrador - Dr. Fabiano Araujo, da Aval Serviços Tecnológicos

Assessoria de imprensa